SUBARU


Fundada por Chikuhei Nakajima com o nome de Aircraft Research Laboratory no Japão, passou mais tarde a Fugi Sangyo e com a restruturação de 1953 torna-se na divisão da Fuji Heavy Industria da qual ainda hoje faz parte. O primeiro protótipo desenvolvido pela marca foi o Subaru 1500 e viu somente 20 unidades saírem de fábrica. Desta forma, considera-se o Subaru 360 o primeiro modelo de sucesso da construtora nipónica uma vez que foi este o primeiro, em 1958 a ser produzido em massa. Foi neste ano que a marca integra oficialmente a nomenclatura Subaru.

É na década de 60 que a marca ganha mais destaque com o lançamento dos motores boxer (motor de cilindros horizontalmente opostos montado longitudinalmente) que favorecia a estabilidade dos veículos. Esta evolução tornou-se num ponto de viragem na história da marca que na década de 70 volta a apostar em tecnologias relacionadas com a estabilidade do veículo, desta feita por via do modelo Leone 4WD Station Wagon, o primeiro do segmento a incorporar tração integral. A marca apostou no desenvolvimento da tração AWD (All Wheel Drive) alcançando níveis elevados de segurança e estabilidade nos seus veículos. Ainda na década de 70, em 1976 inaugura uma subsidiária no Canadá.

Na década de 80 chegam modelos mais imponentes, exigidos pela evolução das sociedades, um dos exemplos de maior sucesso da altura foi o Legacy (1989). Nos anos 90 a marca lança a desportiva Subaru Impreza (1993) mas continua a apostar nos SUV’s com o Outback (1997), entre outros modelos. O século XXI ficou marcado pela compra, por parte da Toyota, da parte da Subaru detida pela GM (2007), uma parceria que começou pela igual partilha no que à tecnologia híbrida dizia respeito mas que se aprofundou tendo inclusivamente as duas marcas nipónicas produzido em conjunto o Subaru BRZ que conta com motor boxer e tração integral.
Subaru site


 VER CARROS 


  (2013) Subaru XV