(1967) Miura P400

Miura P400

O Lamborghini Miura foi nomeado após Don Eduardo Miura, o criador lendário de ferozes touros espanhóis. Era um carro que definia o conceito de supercarro, com a sua enorme velocidade, inovação técnica, preço alto, e seu design atraente.

O primeiro Miura havia sido mostrado ao público em março de 1966, no Salão de Genebra , onde seu corpo projetado pelo designer de Bertone Marcello Gandini (que tinha apenas 22 anos na época) surpreendeu o público. Em 1967, o motor foi ampliado para quatro litros, graças a dois engenheiros brilhantes, Gian Paolo Dallara e Paolo Stanzani. Com a orientação de Bob Wallace, o chassis do Miura foi cuidadosamente desenvolvido e ajustado para entregar os níveis de manuseio necessárias para conter o motor potente. Havia dupla wishbones em todos os quatro cantos, um motor de meio montado que foi montado transversalmente para permitir mais compacto a disposição geral, freios a disco nas quatro rodas, e uma caixa de câmbio manual de cinco velocidades. 

Os projetos originais chamados para um de três lugares traçado com o condutor, no meio de cada um dos dois passageiros em ambos os lados.  As persianas da janela traseira que apareceram nos modelos de produção foram o primeiro da indústria. 

O motor do carro era originalmente em chassis 4494, uma unidade P400S. A variante "S" do Miura foi introduzido em 1968 com spinto representando o "S", ou afinado. 

Em 2010, este carro foi colocado à venda no "Automobiles of Amelia Island event" (evento de Automóveis Amelia Island) apresentado por RM Auctions. O carro foi estimado para vender por $ 300.000 (R$ 600.122) a $ 350.000 (R$ 700.143). Como licitação chegou ao fim, o carro tinha sido vendido para a soma de 374.000 dólares (R$ 700.632), inclusive do prêmio do comprador.